Google Panda - Como re-otimizar e recuperar um site

Re-otimizando a casa

Olá pessoal! Para otimizar o site, depois de verificar os problemas informados no post sobre Upadates do Google Panda, foi sugerido ao cliente a migração do site de uma servidor compartilhado (muitos IPs utilizam o mesmo servidor) para um servidor cloud, uma vez que o anterior exigia uma grande largura de banda e sobrecarregava o sistema. Consequentemente, o site caia e prejudicava a experiência do usuário, o que era péssimo. Olha a avacalhação que era o downtime do servidor:

Print de tela da ferramenta Pingdom que monitora o desempenho do servidor.

Ressaltando a importância de uma boa hospedagem

Para enfatizar a necessidade de uma boa hospedagem, principalmente para sites com muitos acessos, o Diego Ivo, um dos grandes especialistas em SEO do Brasil e idealizador do forum Open SEO, dá algumas recomendações adicionais:
  • desajável hospedar os sites em ambiente cloud;
  • uptime deve ser de 99,99%;
  • servidor que não dê trabalho e
  • criar estrategias para aumentar o DA (Domain Authorite)

Otimizando os arquivos estáticos

Para o início da "faxina na casa", retirou-se o excesso de arquivos CSS do topo, unindo-os em um único arquivo. Alguns arquivos javascript foram movidos do topo para o rodapé, entre outras mudanças técnicas no código.

Em relação à otimização do tempo de carregamento, houve a instalação do serviço Page Speed (ainda em beta), que serve os arquivos estáticos em CDN do próprio Google. Houve a re-otimização das imagens no servidor e no HTML, como também do CSS e do Javascript no próprio código HTML.

Entenda melhor sobre o assunto conferindo os artigos referenciados ao final do post.
  1. Melhorando o tempo de carregamento em seu site.
  2. Otimização de desempenho de sites

Links quebrados e conteúdos duplicados

Foi utilizado o software Screaming Frog (SEO Spider) e dados da Ferramenta SEO Moz para verificar e corrigir links quebrados, bem como os conteúdos, títulos e descrições duplicados do site, re-otimizando-os.

Conteúdo Re-Otimizado

Limpou-se grande parte do conteúdo automático que era gerado por programação e foi dado grande destaque na elaboração de conteúdos de qualidade no Blog do site. Para isso, os textos das publicações foram readequadas e novos conteúdos especializados foram e estão sendo criados. Realizou-se também um investimento na produção de imagens de qualidade para as postagens do Blog, bem como das redes sociais.

Links internos e externos irrelevantes


Para resolver o excesso de links internos e externos sem qualidade, colocou-se o atributo nofollow nos textos âncoras, deixando relevantes somente aqueles que representam valor ao usuário e às hiperligações entre páginas de qualidade. Orientou-se que toda compra de links em sites externos, também fosse inserida a propriedade nofollow nas tags âncora, para não ser caracterizado como Esquema de Links, ferindo assim as diretrizes de qualidade do Google.

Enviando Pedido de Reconsideração ao Google

Finalmente, depois que se realizou um estudo metódico das Diretrizes de Qualidade e a re-otimização do site, foi enviado ao Google um pedido de reconsideração. Uma vez que houve a suspeita de punição manual. Esse pedido é uma tentativa de recuperar a credibilidade do site junto ao Google.

Até o próximo artigo galera e ótimos estudos!

Outras referências sobre os assuntos tratados no artigo

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Você conseguiu recuperar um site com essas técnicas? Faz esse trabalho?

    Tenho um proposta pra te fazer...

    Se possível entre em contato por favor.

    Att,

    Renato Ferraz

    ResponderExcluir
  2. Renato, boa noite!

    Esse é um projeto que ainda estou trabalhando. Fiz as modificações conforme as Diretrizes do Google e recomendações de outras fontes relevantes.

    Uma coisa já descobri: não foi punição manual, mas algoritmia, conforme resposta do Google, explico melhor no post sobre Pedido de Reconsideração. E, dessa forma, estou aguardando uma nova atualização do Penguin, que ocorrerá nas próximas semanas. Por isso, todas as melhorias e remoções de links devem ser feitas antes da passagem dele.

    Em relação a proposta, podemos conversar pelo chat do Google Plus e pelo e-mail (iscgenio@gmail.com).

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário