Preferência pelo Docs
Profissionalmente, uso mais a Plataforma do Google Docs que Microsoft Office, devido à integração que tem com outros serviços do Google. Além de ter a opção de converter arquivos do Word, Excel, Power Point e PDF para o formato do Google. Por esses e outros atributos, como os apresentados abaixo, o Docs tem minha preferência.Editando e salvando os documentos online
Uma das ferramentas mais preferidas por mim, além das planilhas, é o editor de texto, simples e objetivo. Apesar de não possuir todos os recursos dos editores que usamos no Desktop, não deixa de ser super funcional. Uma de suas principais vantagens é que ao editar o texto, o documento é salvo automaticamente.Barra de edição para documentos de texto
Além de você não precisar mais se preocupar em perder os arquivos que edita, é super fácil de adicionar títulos, novas fontes, cores, alinhamentos, links e outras configurações ao texto. Confira abaixo um print screen da barra de edição:![Barra de ferramenta de Edição Textual Google Docs Barra de ferramenta de Edição Textual Google Docs](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHsvG1FiMuRqVk5E9Od_cyqWIyB4lghRDPIPclEGlGfSJJplqn1UzgLMc7CYGTdU3rTRVLNlvftcEobnNH0wXzV9O4x54HbId5BDYGdhpFlrYLypAcGaVTRO4E96xFIvh8-bE60l_EjhI/s400/barra-de-formatacao-google-docs.png)
Como observam, a barra de edição é bem intuitiva e, se já trabalha ou trabalhou com o Word ou outro editor, não terá dificuldade alguma.
Menu arquivo
No vídeo abaixo mostro um dos principais menus para edição de textos no Docs, o menu Arquivo, explico também sobre as compartilhamento de arquivos. A partir dele, você poderá criar novos documentos como:- texto,
- apresentação (slides),
- planilhas (como no excel),
- formulário (vou ensinar depois como se cria excelentes formulários) e
- desenho.
Histórico de revisões do menu arquivo
Opção de fazer download em diversos formatos de texto
- Microsoft Word (.docx)
- Formato OpenDocument (.odt)
- Formato Rich Text (.rtf)
- Documento PDF
- Texto sem formatação (.txt)
- Página da Web (.html, compactado)
Publicar na Web
![Publicar Documento do Google Docs Online Publicar Documento do Google Docs Online](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwY13tSS73bWR9I9pqLGuzkiQ0ni5SYZPfZ0bPjsvFLiTwVWPhGak9pXof2X3Wi0et_h1fDcV6fFMvO7LMBC96bFn6VHtjW6DoG3yorILXFn5yGpROYzb_7kZ2VqeJFB9eoGWUMsdHc7s/s320/publicar-ducumento-google-docs-na-web-webisaac.png)
Como mostrado também na imagem ao lado, ao deixar habilitado a opção "Republicar automaticamente quando houver alterações", toda vez que modificar o documento, ele será republicado automaticamente.
Enviar e-mail para Colaboradores
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkSFMOg5bUDMFKoxTslNctd3eCfd90BG2fcsRj44nrOWECRhpCvGlaU2lyuiI1_wxeRMGWaHaUJ3cj0I6svPFnBJ8lLRGCZ0U6XiTlgas7knd99-8Grdva5il0p_F_OYXiTZ2mz_SFslI/s400/enviar-email-para-colaboradores-documento-de-texto-google-docs-blog-webisaac.png)
Essa opção do Google Docs é bacana demais, uma vez que a ideia por trás do Docs é a de ser um serviço colaborativo. Assim, você poderá enviar uma mensagem de e-mail para as pessoas que definiu como colaboradores do documento, nas configurações de compartilhamento, as quais você verá mais abaixo.
Compartilhar seus documentos online
![Botão compartilhar do Google Docs Botão compartilhar do Google Docs](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsTIReSnyL4DGD28moFaUloVCyB7RFBoMGkrks0z_QuXQVHE5_JoIKK9GPXphoEM-Y3XRSI3_hmKLpMkAK1U_jAMnrh5qj9qWBWaJqd8YwLTHvsW8dJCzT8LQohMZnHKMi7S4sZpkEW6o/s1600/botao-compartilhar-google-docs-webisaac.png)
Através do Botão Compartilhar, tem-se várias opções para facilitar o compartilhamento de arquivos, confira:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiu4G0NitA9b1mho8ZZ1oe0AwjiL9E469z4pdek6yNOZ6AgwjbbH5mXOYs1R0CK_uoEuAiI75zNJQGzIXrHkCvbXlUaS0DWkTaTqt8TXhbSWuHts7bqyz6c-Sr2sZgeWYtGmkI8gZA0qnA/s400/acesso-aos-documentos-compartilhados-google-docs.png)
Opções para compartilhamento
- Link a ser compartilhado (acessível apenas para colaboradores);
- Compartilhar por meio do: E-mail, Google Plus, Facebook, Twitter;
- Quem pode acessar o documento:
- Público da Web. Qualquer pessoa na internet pode encontrar e acessar. Não é necessário fazer login em uma conta Google;
- Qualquer pessoa com o link. Quem possuir o link pode acessar sem fazer login no Google;
- Particular. Somente quem tem permissão pode acessar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglUiKN1Wx_HLf5yfdvvHjy4BJ3DFD5tfVDvTfw6y4f5U6GCjarrWc4YUigbsGDAQPHomByyiQ5P6VOUSl4qgt-vvnsR0KpRSHF10UZY1nXzqmQTHJ7_C9fjmWJZpzuTC_wHpW2YMpYzHU/s320/opcoes-de-visibilidade-dos-documentos-do-google.png)
Quando se restringe o acesso do público público externo, deixando apenas particular, pode-se dar ainda as seguintes permissões:
- Pode editar. Isso dá a permissão total de acesso ao arquivo.
- Pode visualizar. A pessoa poderá acessar, mas não editar. Contudo, poderá fazer uma cópia do documento e editar posteriormente.
- Pode comentar. Tem a opção de visualizar e fazer comentários no documento.
Conclusão
Sou suspeito para falar do Docs, uso há cerca de cinco anos e é o meu preferido. Como tenho várias contas Google, tenho todos os documentos compartilhados comigo mesmo, para não correr o risco de perdê-los, hehe. Confesso que ainda deixa a desejar em algumas funções. Sinto falta, por exemplo, de trabalhar melhor com tabelas, uma vez que não existe a opção de mesclar e desconfiguram-se com facilidade.Contudo, por ser simples, funcional e colaborativo aconselho seu uso, principalmente por parte do público universitário. Se não tivesse feito meu TCC no Docs, teria perdido 1 ano de trabalho, uma vez que meu computador deu pau várias vezes.
No mais, obrigado por ler até aqui. Nos próximos posts falarei sobre planilhas, slides e formulários do Google. Até lá!
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