Tagueamento (Url Builder) e encurtamento de URLs com Google Docs

Sabe o que é URL Builder ou tagueamento de URL? Se não sabe ou já sabe e quer saber mais, continue lendo. Vou mostrar o que é e como utilizar de duas formar fáceis de usar.

A primeira é através da planilha no Google Docs que criei, a segunda é através de um aplicativo instalado no Google Chrome.

Afinal, o que é Tagueamento de URLs ou URL Builder?

É a forma de criar e monitorar URLs para campanhas de Marketing Online, através da adição de pequenos parâmetros ao final de uma URL. Trackeamento (tagueamento ou do inglês URL Builder) ajudam você a melhor mensurar o tráfego vindo de outras páginas ou de mídias como e-mail marketing, banners e links de outros sites. 


1ª opção para taguear uma URL

Criei uma simples mas poderosa planilha no Google Docs para este trabalho, disponível para qualquer um que tenha conta no Google. Ao final do post tem um vídeo para mostrar seu uso, mas já adianto abaixo, não precisa pular pra lá agora, hehe.







A planilha é bem simples, na 1ª coluna existem dois campos para as configurações do Bitly [Usuári e API Key (campo obrigatório - veja o vídeo abaixo), clique aqui para configurar seu bitly; na 2ª culuna, um campo para palavra-chave principal da página (também obrigatório); e mais 4 campos para se configurar o trackeamento, a saber:

  1. utm_source (Campaign Source). É a identificação do anunciante, um site, um site que está enviando tráfego para seu site. Por exemplo: Google, Blog, Email Marketing.
  2. utm_medim (Campaign Medium). Calma aí, não tem nada haver com o Chico Xavier não, hehe. Isso ali é o tipo de mídia que será tageado, como por exemplo: banner, link de rodapé, link de post, etc.
  3. utm_term (Campaign Term). É a palavra chave para identificar a página que a url está sendo vinculada. No caso de links patrocidados (Adwords), é usado para identificar a keyword usada na campanha.
  4. utm_campaing (Campaign Name). É o nome da campanha individual, por exemplo se você fizer uma divulgação em um blog com banners e posts patrocinados, poderá criar a campanha com o nome do blog. Entendeu?

Veja também o vídeo que fiz mostrando seu funcionamento:





Acessa aqui a planilha Trackeamento e encurtamento de URL com Google Docs. Para usá-la, depois de abrir, clique em Arquivo > Fazer uma cópia e brinque à vontade.


2ª opção - tagueamento com aplicativo no Google Chrome


Para taguear URLs através do Google Chrome, você poderá instalar o aplicativo aqui: http://goo.gl/r1ZGFC. Abaixo confira o slide que criei para mostrar passo a passo como instalar e usar o aplicativo.




Para obter a partir do Google Docs, clique aqui.

Mas porquê taguear uma URL?

Eis abaixo alguns casos de utilização, que também se encontra no slide acima:

  • Você criou uma campanha de e-mail marketing e gostaria de saber quais foram os item mais clicados na peça.
  • Você acaba de contratar a veiculação de um banner em dois espaços diferentes de um blog, sendo um banner localizado no topo e outro na sidebar.
  • Criou um artigo num importante blog de nicho e gostaria de monitorar os links de referência dele. Em todos os casos anteriores poderá utilizar o tagueamento para monitorar o tráfego proveniente de cada mídia.

Referências:

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2 Comentários

  1. Isaac,

    Uma sugestão quanto ao video.
    Acho que a apresentação ficou muuuito acelerada, ideal seria mais pausada.

    Forte abraço

    Paulo Lapis

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  2. Paulo, boa noite!
    Obrigado pela sugestão. Vou postar outro vídeo ainda essa semana.

    Atenciosamente,
    Isaac Batista

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