Redirecionamento 301 com Google Docs

Introdução

Você já quebrou a cabeça para utilizar o redirecionamento 301 ou não sabe como fazer? Então não se preocupe, agora vai ficar fácil fácil com a planilha que criei! Continue lendo.

O 301 Redirect exige um bom conhecimento de Expressão Regular e do arquivo Htaccess, presente em servidores Unix. E realmente não é fácil configurar esse arquivo, pois qualquer erro pode ser fatal para o bom funcionamento do site.

Planilha do Google Docs e Redirecionamento 301

Contudo, para facilitar a vida de quem quer as coisas mais mastigadas (rsrs), criei uma planilha do Google Docs em que você digita a antiga URL a nova que quer redirecionar e então é gerado automaticamente a regra do 301 redirect, que você pode copiar direto para seu Htaccess. Veja a imagem da planilha abaixo:


Redirecionamento 301 com planilha do Google Docs


Funcionamento da Planilha

A Planilha (301-mesmo-nome-de-dominio) tem 3 colunas: a primeira (URL Antiga) é onde se digita o endereço que quer redirecionar; a segunda (Nova URL) é onde se digita o novo endereço alvo do redirecionamento, por fim, a terceira coluna gera o resultado para ser colocado dentro do arquivo htaccess, com as regras de redirecionamento. A planilha permite que se utilize um domínio com ou sem o "www" ou um subdomínio para realizar o redirecionamento.

No mesmo arquivo do Google Docs, também contém uma planilha para verificar URLs indexadas no Google, bastando digitar o URL principal de um domínio, com ou sem o "http://". Você também pode utilizar os resultados desta planilha e transferi-los para a planilha de 301 redirect, quando quiser utilizar várias urls de seu domínio para redirecionar.

Ah, uma última coisa. Também deixei uma planilha extra com um aplicativo bem legal para verificar o Page Rank de URLs conforme uma dada palavra-chave.

Para complementar a explicação, veja o vídeo abaixo:


Acesso à planilha

Para ter acesso a planilha você tem que se logar em uma conta Google, depois clique no link abaixo e quando abrir, clique em Arquivo e em Fazer uma cópia.
Observações

Antes de enviar para o online, faça os testes locais necessários para conferir se os redirecionamentos estão funcionando perfeitamente. Um bom site para testar é o Htaccess Made With Love. Tome muito cuidado ao manipular o Htaccess, uma vez que pode tirar o site do ar, se configurado incorretamente.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Valeu!! Ficou muito bom Isaac Parabéns... eu vou querer que você faça um post no meu blog explicando como criar uma planilha do tipo.. tenho certeza que terá muita coisa legal pra acrescentar.

    Forte abraço e continue o excelente trabalho... ;)

    ResponderExcluir
  3. Valeu Gabriel pelos comentários. Será uma honra fazer um post em seu blog.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário