Empreendedores da Otimização de Sites no Brasil
Durante muito tempo, o SEO foi visto de forma pejorativa e encarado como um processo para burlar o Google e conseguir melhores resultados na busca orgânica.Nesse contexto, deve-se dar destaque a Agência Mestre (antiga Mestre SEO) que, ao meu ver, contribuiu para que essa mentalidade fosse extinta ou anulada no Brasil, juntamente com outros profissionais e empresas.
Isso só foi possível através de bons conteúdos sobre o tema, através das postagens no blog, podcasts, vídeos e eventos promovidos em todo Brasil.
A importância do Marketing de Conteúdo e Cursos de SEO
Dessa forma, a partir de 2011, o SEO ganhou uma grande repercussão e fama no Brasil, quando conteúdos, cursos e comunidades foram criadas em torno da Otimização de Sites.
Em primeiro lugar, destaco a Open SEO, idealizada pelo Diego Ivo da Conversion. Foi o primeiro curso com vídeo-aulas gratuitas e um fórum de discussão, que deu oportunidade a vários profissionais, inclusive eu, divulgarem informações sobre o mercado e incrementarem o conhecimento da área.
Além do curso Open SEO, a Agência Mestre criou o Mestre Academy que, apesar de não ser gratuito, foi e é um dos mais recomendados cursos de SEO, elaborados pelo Fábio Ricotta e outros profissionais de renome da área.
Cabe destacar também o próprio site da Agência Mestre que por si só, contém uma gama dos mais ricos conteúdos sobre SEO do Brasil.
Recentemente, outro curso criado, que tem dado visibilidade ao SEO e outros aspectos do Marketing Digital o Google Ateliê Digital, do próprio Google que também é grátis.
Todos esses cursos, conteúdos e empresas citadas, melhoraram a percepção do SEO por parte do mercado de Marketing Digital e o colocaram num patamar de prioridade nele.
Mercado Atual dos Profissionais de SEO
Como falamos a princípio, desde 2011, o mercado de SEO veio ganhando influência no Brasil e muitos profissionais se especializaram, vindo tanto de áreas mais humanas como Jornalismo, Publicidade e Marketing, como também de áreas do TI, como Sistemas de Informação, Redes e outras afins.Com tudo isso, as Agências de Publicidade, Médias e Grandes Empresas, passaram a enxergar cada vez mais o valor desses profissionais e abriram vagas para esses cargas em suas corporações. É uma área que paga bem você pode conferir alguns salários de SEO através da Love Mondays.
Porém, o crescimento da importância de tais profissionais, foi maior que a oferta destes no mercado, causando um déficit em diversas praças, uma vez que continuam sendo difíceis de serem encontrados, mesmo com em 2017.
Por isso, a demanda por bons profissionais se torna cada vez maior.
Futuro do Profissional de SEO no Marketing Digital
Como bem destacou o Diego Ivo em um de seus posts no blog da Conversion, o Futuro do SEO está na Inteligência Artificial.
Assim, já sabemos a importância que o Google tem dado ao mobile, por isso, devemos considerar que nos próximos anos, o mobile first será regra para um bom SEO.
Em segundo lugar, a inteligência artificial será utilizada para melhorar as análises de dados provenientes de serviços como Search Console e Google Analytics.
Através da análise estatística, correlação de dados e outras técnicas aplicadas às Redes Neurais do Machine Learning, ferramentas inteligentes ajudarão os profissionais a tomarem melhores decisões de quais ações darão melhores resultados para determinados sites, baseados nas principais métricas.
Dentre essas ferramentas, podemos destacar a IBM Watson Analytics, a Pave Ai e o Adobe Analytics Ultimate.
Nesse sentido, o perfil analítico, mas com lado técnico, será um dos mais requisitados.
Portanto, o SEO será mais científico, analítico e cada vez mais presente no Marketing Digital. E, se antes termos como inteligência artificial, estatística, machine learning, redes neurais e bots, eram somente da área de TI, agora serão termos que nós profissionais de Marketing teremos incorporados no dia a dia do trabalho.
O futuro começa agora. Então, prepare-se!
Recomendo um curso bem desenvolvido de Marketing Analítico desenvolvido pelo instituto de pesquisa Insper. Nele você aprenderá os conceitos de Correlação, Regressão Linear, Análise de Cluster e outras ferramentas para análise de dados e tomada de decisão em Marketing.
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