Futuro do Marketing Digital e a Importância do Profissional de SEO

Empreendedores da Otimização de Sites no Brasil

Durante muito tempo, o SEO foi visto de forma pejorativa e encarado como um processo para burlar o Google e conseguir melhores resultados na busca orgânica.



Porém, esse conceito errôneo foi se perdendo a medida que empreendedores da Otimização foram divulgando conteúdos da área e aprofundaram-se no estudo das boas práticas do SEO.

Nesse contexto, deve-se dar destaque a Agência Mestre (antiga Mestre SEO) que, ao meu ver, contribuiu para que essa mentalidade fosse extinta ou anulada no Brasil, juntamente com outros profissionais e empresas.



Isso só foi possível através de bons conteúdos sobre o tema, através das postagens no blog, podcasts, vídeos e eventos promovidos em todo Brasil.

A importância do Marketing de Conteúdo e Cursos de SEO 


Dessa forma, a partir de 2011, o SEO ganhou uma grande repercussão e fama no Brasil, quando conteúdos, cursos e comunidades foram criadas em torno da Otimização de Sites.

Em primeiro lugar, destaco a Open SEO, idealizada pelo Diego Ivo da Conversion. Foi o primeiro curso com vídeo-aulas gratuitas e um fórum de discussão, que deu oportunidade a vários profissionais, inclusive eu, divulgarem informações sobre o mercado e incrementarem o conhecimento da área.



Além do curso Open SEO, a Agência Mestre criou o Mestre Academy que, apesar de não ser gratuito, foi e é um dos mais recomendados cursos de SEO, elaborados pelo Fábio Ricotta e outros profissionais de renome da área.



Cabe destacar também o próprio site da Agência Mestre que por si só, contém uma gama dos mais ricos conteúdos sobre SEO do Brasil.

Recentemente, outro curso criado, que tem dado visibilidade ao SEO e outros aspectos do Marketing Digital o Google Ateliê Digital, do próprio Google que também é grátis.



Todos esses cursos, conteúdos e empresas citadas, melhoraram a percepção do SEO por parte do mercado de Marketing Digital e o colocaram num patamar de prioridade nele.

Mercado Atual dos Profissionais de SEO

Como falamos a princípio, desde 2011, o mercado de SEO veio ganhando influência no Brasil e muitos profissionais se especializaram, vindo tanto de áreas mais humanas como Jornalismo, Publicidade e Marketing, como também de áreas do TI, como Sistemas de Informação, Redes e outras afins. 



Com tudo isso, as Agências de Publicidade, Médias e Grandes Empresas, passaram a enxergar cada vez mais o valor desses profissionais e abriram vagas para esses cargas em suas corporações. É uma área que paga bem você pode conferir alguns salários de SEO através da Love Mondays.

Porém, o crescimento da importância de tais profissionais, foi maior que a oferta destes no mercado, causando um déficit em diversas praças, uma vez que continuam sendo difíceis de serem encontrados, mesmo com em 2017.

Por isso, a demanda por bons profissionais se torna cada vez maior.

Futuro do Profissional de SEO no Marketing Digital

Como bem destacou o Diego Ivo em um de seus posts no blog da Conversion, o Futuro do SEO está na Inteligência Artificial


Primeiro, a inteligência artificial aplicada ao Google Search já é realidade. E, cada vez mais, as buscas no mobile estão mais inteligentes e contextuais. A tendência é que o Google Search se torne um assistente como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon.

Assim, já sabemos a importância que o Google tem dado ao mobile, por isso, devemos considerar que nos próximos anos, o mobile first será regra para um bom SEO. 

Em segundo lugar, a inteligência artificial será utilizada para melhorar as análises de dados provenientes de serviços como Search Console e Google Analytics.  

Através da análise estatística, correlação de dados e outras técnicas aplicadas às Redes Neurais do Machine Learning, ferramentas inteligentes ajudarão os profissionais a tomarem melhores decisões de quais ações darão melhores resultados para determinados sites, baseados nas principais métricas.

Dentre essas ferramentas, podemos destacar a IBM Watson Analytics, a Pave Ai e o Adobe Analytics Ultimate.



Nesse sentido, o perfil analítico, mas com lado técnico, será um dos mais requisitados.

Portanto, o SEO será mais científico, analítico e cada vez mais presente no Marketing Digital. E, se antes termos como inteligência artificial, estatística, machine learning, redes neurais e bots, eram somente da área de TI, agora serão termos que nós profissionais de Marketing teremos incorporados no dia a dia do trabalho.

O futuro começa agora. Então, prepare-se!

Recomendo um curso bem desenvolvido de Marketing Analítico desenvolvido pelo instituto de pesquisa Insper. Nele você aprenderá os conceitos de Correlação, Regressão Linear, Análise de Cluster e outras ferramentas para análise de dados e tomada de decisão em Marketing.


Postar um comentário

0 Comentários