Criptografia e Google Search: Google pode elevar rankings de sites que usam criptografia

Foto: Setesys
O jornal The Wall Street Journal anunciou rumores de que o Google poderá ranquear (classificar) em melhores posições sites que usam o protocolo de criptografia https. Isso incentivaria a adoção desse protocolo pelos demais sites da internet, tornando a internet mais segura e evitando que criminosos virtuais ou instituições como a NSA nos espione.

Matt Cutts, líder da equipe de Webspam do Google, disse em entrevista recente que ainda não tem nada definido sobre o assunto e que nada mudará rapidamente. Porém, se isso já está sendo discutido internamente, é sinal que a médio e longo prazos começaremos a ver mudanças acontecendo.

Criptografia e Segurança Nos Serviços Google

A criptografia de dados sensíveis já é uma prática bem implementada pelo Google, que no final do ano passado incorporou em quase 100% das buscas realizadas. E essa segurança também podemos ver na maioria dos serviços do Google como Gmail e Google Docs. Depois das revelações de que a NSA estava explorando as vulnerabilidades dos servidores Google, a empresa intensificou a segurança e passa a se preocupar também com a segurança dos usuários da web como um todo.

Portanto, creio que se o Google Search passar a considerar a criptografia como mais um de seus critérios para classificação dos sites, será um grande passo para a melhoria da segurança e privacidade na web.

Referências:



Postar um comentário

0 Comentários