Olá galera, depois de um tempinho sem postar, esse post é para deixar entusiasmado qualquer profissional que trabalha com Marketing Digital ou não, mas que ainda não teve acesso as ferramentas abaixo.
Marketing Digital: de volta aos estudos!
Graças a Deus, semana passada, tive a oportunidade de me iniciar na segunda turma de MBA em Marketing Digital da prestigiada Fundação Getúlio Vargas em BH. Só gente fera e louca por conhecimento. E logo no primeiro dia de curso, o professor nos deu vários insights e dicas para um trabalho mais eficiente, tais como:
-
definir o micro-ambiente do cliente, entendendo o mercado de seu concorrente;
-
identificar e monitorar os valores quais são os valores para o cliente;
-
identificar hubs, além de muitas outras porções de conhecimento.
Também fomos orientadas a estudar sobre a teoria das Redes Sociais, principalmente pelos livros dos autores: Raquel Recuero e Augusto Franco ambos pesquisadores na área de Redes Sociais.
O último autor que citei, Augusto Fancro possui vários livros, que podem ser baixados gratuitamente; um deles é o livro A Rede, da série Fluzz.
Em meio a este turbilhão de informações, resolvi estudar mais sobre algumas ferramentas de análise e publicar aqui em meu blog.
Então vamos em frente!
Ferramentas Auxiliares de Marketing Digital
Todas as ferramentas abaixo são do próprio Google e estão disponíveis em inglês, através dos links abaixo.
Consumer Barometer
Esta ferramenta provê insigths de como os consumidores usam as fontes de informações online e offline em seus processos de compra. Através dela você pode comprar diferentes dados em diversos países, como:
- Como os consumidores buscam e compram produtos;
- Qual é o papel dos mecanismos de busca no processo de compra;
- Como os consumidores acessam a internet;
- Geração de gráficos comparativos. Abaixo tem um exemplo de uso deste gráfico, em que comparei o comportamento de compra online e offline de brasileiros e argentinos, com relação ao mercado de moda:
Link para o gráfico da figura: http://goo.gl/crN6Qr
Vídeo sobre a ferramenta Consumer Barometer
Estudos sobre o mercado mobile americano
Link para acessar a ferramenta: http://goo.gl/A9bTxv
A jornada do consumidor até a compra online
O intuito desta ferramenta, é mostrar os principais influenciadores para a tomada de decisão dos consumidores. A ferramenta foi desenvolvida pelo próprio Google e permite obter pesquisar diferentes setores, como: automobilístico, negócios, educação e governo, finanças, saúde e algumas outras. Os países disponíveis para pesquisa são: Brasil, Canadá, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.
Através desta derramenta pode-se verificar:
- Diferentes papeis dos canais na jornada de compra dos consumidores:
- Dias e etapas para a compra:
- Como os diversos canais influenciam a decisão de compra do cliente
Para acessar a ferramenta, basta clicar no link a seguir: http://goo.gl/GUX3qG
Bom galera, espero que tenham gostado e aproveitem para comentar o que acharam!
0 Comentários
Deixe aqui seu comentário