Redes Sociais e o ranking do Google

Pesquisa realizada pela empresa americana Tasty Placement indica como as atividades nas mídias sociais (em destaque o Google Plus One) influenciam no ranking dos resultados orgânicos.


O estudo foi realizado com 6 sites do mesmo nicho que incluíam no domínio: o nome da cidade e o serviço principal (www.cidade-servico-principal.com). Sendo um para controle e 5 para verificar o impacto específico de uma rede social.

O experimento explorou a relação entre determinadas atividades em redes socais, tais como: Twiter, Facebook e Google +1. E a divulgação nesses redes
ocorreu entre amigos, parentes e conexões de negócios. Os dados foram colhidos durante o período de 10 meses.

Por fim, foi realizada a média da variação de ranking no Google das diversas palavras-chaves de cada site e o resultado se vê no infográfico abaixo:

Impacto das mídias sociais sobre o ranking do Google.  Pesquisa realizado com 6 sites de nichos similares.

Como mostrado, a rede social do Google ficou à frente do Twitter e Facebook, em relação ao impacto nos rankings de pesquisa. Embora a quantidade das amostras fosse pequena, em média, o site que trabalhou somente com o Google Plus, subiu 14,6 posições no ranking. Outro dado importante a se analisar é a relevância do Facebook, que se mostrou mais influente que o Twitter.

Portanto, percebe-se que os algorítimos do Google (principalmente após as atualização do Panda e Penguin) conferem mais importância às interações dos usuários nas redes sociais e  pontua sites que fazem um ótimo trabalho nelas, principalmente no Plus One.

Fontes

  1. http://bsbmarketingdigital.com/ranking-google/
  2. http://www.tastyplacement.com/infographic-testing-social-media-signals-in-search

Postar um comentário

0 Comentários