O que é SEO e sua importância

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização de Sites para Mecanismos de Busca é um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas em sites com o intuito de melhorar seu posicionamento nos resultados "naturais" ou orgânicos de
buscadores, como o Google, Yahoo e Bing, por exemplo.

Subdivisões do SEO

On Page


SEO On Page é o trabalho interno e se referente à estrutura do código HTML, bem como envolve a produção de conteúdos (imagens, textos, vídeos e demais formatos) para enriquecer uma página.

Atividades da etapa On Page


Dentre as atividades desta etapa estão: 
  • otimização dos títulos do site;
  • otimização das descrições para melhorar o CTR das páginas na SERP;
  • otimização da estrutura HTML (tags) e da arquitetura da informação;
  • inclusão dos microformatos para produtos, ofertas agregadas, reviews ratings e outros;
  • criação de urls amigáveis;
  • otimização do conteúdo, que inclue sugestões para aprimorar a qualidade e/ou quantidade do conteúdo que o site produz:
    • escrever para os usuários e não para os robôs de busca;
    • evitar o uso de palavras de difícil entendimento;
    • trabalhar as palavras-chave no título;
    • destacar as palavras-chave com as tags strong e em (em inglês);
    • evitar conteúdos duplicados nos títulos, descrições, textos e URLs (usando a canonical tag), dentre outras práticas.

Off Page


SEO OFF page compreende as atividades responsáveis por promover e indicar um site, dar um voto a ele, fazendo-o ser referenciado em outros sites e nas redes sociais. O principal trabalho do SEO Off Page é o de Link Building.


Link Building e Page Rank


Para entender sobre o trabalho de Link Bulding é importante conhecer sobre conceito do Page Rank, que segundo a Wikipedia, é um conjunto de algorítimos matemáticos que analisa sites e dá pesos a cada elemento de um conjunto de links, afim de medir sua relevância dentre outros na web.

Dessa forma, o trabalho de Link Building em SEO é o de conseguir links relevantes para um site alvo, com objetivo de melhorar o posicionamento de sua(s) página(s) nas SERPs e, consequentemente, seu Page Rank no Google. Contudo, nos últimos tempos o Google tem melhorado seus algorítimos para a análises das hiperligações (links) entre sites e também nas redes sociais. Por isso, a qualidade dos links é um dos fatores mais importantes para se obter melhores resultados. Não basta somente ter um link em qualquer site, mas sim em lugares que falem do mesmo assunto e que sejam relevantes para usuários e assim para os mecanismos de pesquisa.

Portanto, um bom trabalho de Link Bulding, quando bem feito, proporciona o tráfego de qualidade ao site e contribui para o aumento das conversões (vendas) do mesmo.

Importância do SEO 


A otimização para os mecanismos de busca permite que usuários encontrem o seu site dentre outros milhares na web, por meio de palavras-chave relevantes. Assim, quanto mais bem posicionado o site estiver, maior é a Taxa de Cliques (Click-Through Rates - CTR) e, por conseguinte, maior será o tráfego direcionado à ele.

Mapa de calor mostrando que a Taxa de Cliques é maior para as primeiras posições no Google.

Diferença entre Resultados Orgânicos e Resultados Pagos


Diferença entre busca paga e orgânica
Diferença entre a busca orgânica (verde) e paga (azul) do Google
Se ainda não sabe a diferença entre resultado orgânico e pago no Google, vou explicar aqui. 

Resultados Orgânicos (cor verde na imagem acima)


Os resultados orgânicos ou naturais do Google são aqueles exibidos para uma determinada palavra-chave (keyword) digitada pelo usuário. As páginas dos sites que aparecem nos primeiros resultados, são aqueles que os algorítimos de ranqueamento definem como mais relevantes. 

Num trabalho de SEO, é de suma importante definir palavras-chave adequadas para o site e trabalhá-las em seu conteúdo, como dito anteriormente. Para isso, existem diversas ferramentas para a escolha e análise das palavras-chave, mas a mais utilizada e gratuita é a Keyword External Tool. Nela pode-se pesquisar keywords conforme sua correspondência: ampla, exata e de frase.


Resultados Pagos (cor azul na imagem)


Os resultados pagos são aqueles provenientes de anúncios do Google Adwords. Podem aparecer na parte superior da página, logo abaixo do campo de busca (apresentam um destaque de fundo laranja), como também na barra lateral direita e na parte inferior da mesma. 

Após se cadastrar no Google Adwords pode-se definir, dentre outras coisas, as palavras-chaves da campanha, a segmentação e o custo da mesma. Os anúncios do Adwords são ideais para quem quer divulgar o lançamento de um novo produto, uma promoção, sorteio, evento ou quaisquer serviços com o objetivo de obter um retorno (conversão) a curto prazo.


Importância das 10 primeiras posições (taxa de cliques)


O estudo realizado pela SlingShotSEO apontou que 52,32% dos usuários clicam nos resultados da busca orgânica da primeira página do google. Desses, 18,20% clicam no primeiro resultado, 10,05% no segundo e assim por diante, conforme mostra a imagem abaixo.


Dessa forma, o ranking mostra a importância do site está entre as 10 primeiras posições da busca orgânica. Daí a necessidade em se investir em SEO e aproveitar as oportunidades que ele tem trago às empresas que querem estar à frente de seus concorrentes.

Fontes extras:


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