5 tipos de correspondências de palavras chaves no Adwords


Introdução (leia se tiver interessado, se não pule)

Mesmo trabalhando com Adwords há algum tempo, sempre me vinha algumas dúvidas na cabeça quanto ao uso adequado da ferramenta de palavras-chaves do Adwords para criar anúncios bem seguimentados. Também tinha enormes dúvidas para pesquisar keywords relevantes e otimiza-las em projetos de SEO.

Assim, resolvi estudar um pouco mais e elaborar este post para servir de guia de referência para mim e aqueles que querem tirar suas dúvidas sobre correspondências no Adwords. Espero que curtam.

Correspondência Ampla

Por padrão, este tipo de correspondência é usado quando se abre o Adwords. E como o nome já diz, abrange uma gama ampla de variações, como:
  1. erros de ortografia;
  2. sinónimos;
  1. formas singular e plural;
  2. abreviaturas e acrônimos;
  3. variações de um mesmo radical como: casa => casinha;
  4. sinónimos: casa => moradia;
  5. pesquisas relacionadas;
  6. ordem alterada dos termos.

Se por exemplo incluir "tênis esportivos", os anúncios podem ser exibidos em pesquisas por:
  • tênis femininos esportivos, 
  • tênis esportivo, 
  • tênis para corrida, 
  • e pesquisas relacionadas.
Exemplo:

Exemplos de correspondência de frase:

Palavra ChaveOs anúncios poderão ser exibidos pelos termosImagem do exemplo
"tênis esportivos"tênis femininos esportivos
tênis esportivos
tênis para corrida
*

Correspondência Ampla Modificada

São palavras acrescidas do sinal de adição (+) sem espaços, logo após o termo digitado. Esse tipo de correspondência tem maior alcance (amplitude) do que a correspondência de frase, porém,  é mais eficiente do que a pesquisa ampla puramente.
A variação é aproximada e permite:

  1. erros de ortografia;
  2. formas singular e plural;
  3. abreviaturas e acrônimos;
  4. variações de um mesmo radical como: casa => casinha;
  5. sinónimos: casa => moradia;
  6. ordem alterada dos termos.

Porém, não permite:

  1. sinónimos: casa => moradia;
  2. pesquisas relacionadas;


Correspondência de frase

Essa opção dispara anúncios em que o termo buscado for exatamente conforme o definido, incluindo palavras antes ou depois da frase. Na correspondência de frase, as keywords (palavras-chaves) que contiverem erros gramaticais, estiverem no plural ou singular (diferente do original), palavras em ordem diferentes, sem acentuação, não terão os anúncios exibidos.

Exemplos de correspondência de frase:

Palavra ChaveOs anúncios poderão ser exibidos pelos termosOs anúncios não poderão ser exibidos pelos termos
"imóveis"imóveis à venda
pense imóveis
imóveis em contagem
imoveis a venda
pense em imoveis
imóvels em contagem

Assim, neste tipo de correspondência, a seguimentação é maior, porém mais flexível do que a correspondência ampla.

Correspondência exata

A correspondência exata só exibira anúncios para as keywords que forem exatamente aqueles definidos entre colchetes"[ ]". Termos com variações como: sem acentuação, erros gramaticais, sinónimos, acrônimos, não exibiram os anúncios.

Dessa forma, neste tipo de correspondência, trará menos tráfego ao site, contudo, dependendo do produto ou serviço, poderá aumentar as conversẽs no site.

Palavras chaves negativas

Quando não quiser que seu anúncio não seja exibido para um determinado termo, coloca-se o sinal - (menos) antes do termo negativado.

Exemplos de palavras chaves negativadas:

Palavra ChaveOs anúncios poderams er exibidos pelos termosOs anúncios não poderam ser exibidos pelos termos
imóveis -aluguelimóveis para comprar
venda de imóveis
imóveis em bh
imóveis para aluguel
aluguel de imóveis
imóveis de aluguel na região de bh

Fontes de consulta

  1. http://support.google.com/adwords/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=6100
  2. http://www.seomarketing.com.br/correspondencia-palavra-chave.html

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